porque aprender informática

Por que aprender informática? 6 motivos para começar a aprender hoje mesmo

A tecnologia invadiu as nossas vidas a ponto de ser difícil fazer qualquer coisa, desde cozinhar, comprar, se informar, se relacionar, e até estudar e trabalhar sem estar conectado.

E por que aprender informática em pleno ano de 2020? Porque a importância que o universo digital alcançou nem sempre é compatível com o conhecimento que são exigidos no dia a dia, principalmente no ambiente profissional.

Por isso, os cursos de informática são dos mais procurados nas instituições que oferecem opções para diferentes níveis de conhecimento e também a diversas faixas etárias.

A seguir, veja 6 motivos para aprender informática e 8 benefícios que você ao prender a utilizar as principais ferramentas digitais. No final, não perca dicas de cursos de informática.

Por que aprender informática?

A seguir, veja 6 motivos para aprender informática o quanto antes.

1) Conhecimento básico é essencial

A informática e a internet estão presentes em quase tudo o que fazemos e na maioria dos produtos e experiências que consumimos.

Por isso, saber o básico de informática é essencial, tanto para sua vida pessoal quanto profissional.

Isso é, entender os conceitos básicos de edição de texto (Word), planilhas (Excel) e apresentações digitais (Powerpoint), dominar a navegação na Internet e nas redes sociais, além de ter noção de segurança digital.

2) Manter-se atualizado

Se você se vira e tem as noções básicas no mundo digital, saiba que as tecnologias estão mudando muito rápido.

Todo ano, as empresas lançam novas versões dos programas, aprimoram funcionalidades e criam outras novas.

Por isso, é sempre bom manter-se atualizado com novos cursos, porque, apesar de às vezes ter o mesmo nome, o conteúdo é continuamente adequado às novidades mais recentes. 

3) Refresque a memória

Além das atualizações frequentes, há muitos programas que a gente deixa de usar no dia a dia e esquece.

Na hora de preencher o currículo, até pinta aquela dúvida: será que ainda sei? 

Dessa forma, um curso, ainda mais se for online para que você possa pagar pouco e fazer de onde estiver e quando puder, é muito válido para refrescar a memória. Sem contar que é um espaço para tirar dúvidas e exercitar o que você sabe.

4) Navegar com segurança

Além de usar os programas e recursos digitais, você precisa saber usar ferramentas adequadas, como antivírus ou um firewall, e saber o que não fazer para manter o seu computador seguro contra hackers e fraudes.

Isso serve para a sua própria segurança, mas também do lugar em que você trabalha ou estuda, sendo muito útil para não cometer nenhuma irregularidade, ser punido nem perder itens importantes.

5) Oportunidades de trabalho

Ter cursos de informática no currículo melhora e muito as chances no mercado de trabalho.

Hoje em dia, é cada vez mais difícil existir alguma vaga que não contenha entre os pré-requisitos “conhecimento de informática”.

Geralmente, as seleções pedem, ainda, uma lista de programas que o candidato precisa saber para ser apto àquele trabalho. 

Dessa forma, fazer cursos de informática tornou-se além de uma atividade extracurricular, algo essencial para a vida profissional e que proporciona mais oportunidades de trabalho. 

6) Investimento no futuro

Não é preciso esperar terminar a escola para começar. Aliás, crianças podem e devem aprender informática desde cedo. 

Mesmo que muitas já tenham nascido com um celular na mão, usar os programas Office, manusear o Windows e navegar com segurança são algumas práticas que serão exigidas para atividades escolares que não se aprende nas redes sociais.

Pensando em futuro, quanto antes aprenderem as técnicas, mais facilidade e mais oportunidades terão.

8 benefícios de aprender informática online

benefícios aprender informática

Convencido de que é necessário aprender informática, mas não tem tempo ou dinheiro para isso? Ou, então, não sabe por onde começar, a famigerada preguiça? 

A seguir, veja 8 vantagens para estudar sem sair de casa, com cursos online.

1. Formato digital

Nada melhor do que aprender informática no computador e, mais, no seu próprio computador.

Com o auxílio de professores, você poderá aprender e experimentar os conhecimentos no equipamento que você possui, desde manutenção até segurança, além de saber como instalar programas e tirar dúvidas com as quais você já deparou.

2. Diversidade de cursos 

Na internet, existem cursos para todas as idades, para todos os níveis de conhecimento e específicos para áreas como pacote Office, marketing digital, computação gráfica, linguagens de programação, games, entre outros.

3. Cabe no bolso

Além de personalizados para o que você precisa, os cursos online são muito mais baratos do que os tradicionais presenciais.

Ainda por cima, você evita gastos com transporte e materiais impressos, porque todo o conteúdo é disponibilizado digitalmente.

4. Flexibilidade

Ao fazer um curso de informática online, você tem a possibilidade de escolher onde (de casa, da praia), quando (no intervalo do trabalho, à noite) e como achar melhor.

É ótimo para quem tem uma rotina intensa e pode encaixar as aulas quando for mais oportuno, sem precisar de deslocar ou ter hora marcada.

5. Ritmo de estudo

Se você está inseguro para começar um curso de informático, a opção online é ideal porque é você quem define o seu ritmo de estudo.

As aulas têm seus conteúdos montados e, como ficam disponibilizados na plataforma, pode voltar e ver quantas vezes quiser, fazer os exercícios de fixação no seu tempo e se dedicar ao realmente você tem mais necessidade.

6. Contato com professores e colegas

Fique tranquilo!

Quem estuda online não fica desamparado. Mesmo a distância, os fóruns de discussão mantêm o contato entre professores e alunos e entre os próprios colegas de curso.

É possível tirar dúvidas de forma rápida e prática e ainda trocar ideias sobre assuntos em comum.

7. Variedade nas aulas 

Tédio é algo que dificilmente se sente quando se estuda em boas escolas EAD.

Afinal, as aulas são dadas em formatos variados e mais dinâmicos do que no formato tradicional, bastante focado em materiais impressos e explicações orais.

Com isso, o aluno se sente muito mais motivado.

8. Certificação

Os cursos online de instituições comprometidas como a Escola Conquistadora fornece certificado válido em todo o Brasil.

Além disso, o documento é disponibilizado em formato digital e pode ficar salvo na nuvem, em seu computador ou impresso assim que o curso for concluído, sem burocracia ou longos prazos de espera.

Como aprender informática

Entre os diversos cursos online da Conquistadora, estão três focados em informática.

Eles estão divididos em faixas etárias, para que os conhecimentos sejam condizentes com a fase de cada pessoa.

Curso de Informática para crianças

  • Público-alvo: de 8 a 11 anos
  • Duração: 45 horas
  • Formato: 100% online

Sobre o curso: o objetivo é ensinar crianças a navegarem pela internet com segurança no Windows 10 e a utilizar com eficiência o Word. No curso, ela prende desde os conceitos até a colocar em prática conteúdos fundamentais, como configurações do computador, salvar documentos, criar textos, entre outros.

Curso de Informática para adolescentes (Teens)

  • Público-alvo: de 12 a 15 anos
  • Duração: 103 horas
  • Formato: 100% online

Sobre o curso: o curso de informática para adolescentes é ideal para quem já apresenta habilidades básicas para lidar com o universo digital. Com ele, você aprende a utilizar com maestria as principais ferramentas do mercado, além de domínio do Windows 10 e das redes sociais.

Curso de Informática para adultos – fundamental

  • Público-alvo: +16 anos
  • Duração: 124 horas
  • Formato: 100% online

Sobre o curso: voltado para quem quer ficar craque em informática, o curso de informática fundamental da Conquistadora contempla o ensino da teoria e da prática das principais ferramentas para dominar o meio digital. Dê um upgrade nas suas habilidades digitais e conquiste mais oportunidades no mercado de trabalho.

Invista em você

Antes de qualquer coisa, você precisa saber exatamente o que pretende com seu curso de informática: qual seu objetivo?

A partir disso, procure um curso que se encaixe no que você busca, dando preferência para escolas bem avaliadas e sérias.

Não perca tempo.

A tecnologia muda o tempo todo e você não pode ficar para trás. Invista em você mesmo e dê mais um upgrade no seu currículo incluindo uma formação essencial.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail e turbinar seus estudos!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.