pesquisa censo 2018

Pesquisa do Censo 2018 aponta alta adesão ao EAD

De acordo com dados do censo da educação superior, pela primeira vez na história, o número de vagas oferecidas no ensino superior a distância foi maior que o presencial.

Em 2018, foram abertas mais de 7 milhões de vagas para a educação a distância (EAD), enquanto as vagas presenciais ficaram entre 6,4 milhões. 

Não é só no ensino superior que a educação a distância vem crescendo, atualmente, é possível realizar além de graduação, pós-graduação e cursos técnicos profissionalizantes, o ensino fundamental e médio para jovens e adultos.

Continue conosco para saber mais sobre esse método de ensino que vem gerando melhores oportunidades para quem busca concluir os estudos!

O que é educação a distância

A metodologia EAD consiste em aulas inteiramente online, por meio de uma plataforma virtual. Assim, elas podem ser reproduzidas em sala de aula de forma dinâmica, interativa e não-presencial.

Os conteúdos podem variar de formato e serem apresentados também como aplicativos, textos, áudios, e outros.

As aulas podem ser apresentadas por uma empresa responsável por gerenciar o servidor, promovendo o conhecimento e a interação entre pessoas que buscam o aprendizado em apenas um local. 

O aumento da busca por EAD

Os dados do censo da educação superior de 2017 já mostravam a tendência do crescimento na EAD.

Os números de matrícula nos cursos tiveram um aumento de 18% em relação ao ano de 2016, sendo a maior alta desde 2008. 

No entanto, como foi observado nos dados do censo da educação superior, os números da graduação a distância dobraram no ano passado em relação a 2017. 

A importância da educação a distância

Graças a educação a distância, é possível continuar os estudos, atualizar-se, e cursar novas áreas em qualquer localidade, e dentro do tempo disponível.

Muitos dos alunos já são profissionais inseridos no mercado de trabalho, que buscam aperfeiçoamento para melhorar sua posição, por isso, o tempo é realmente escasso.

As aulas são ministradas por profissionais conceituados  que dividem experiências e levam conhecimento de uma maneira leve, dinâmica e prática. As maiores vantagens de optar pelo ensino a distância e assistir aulas online são:

  • facilidade de uso;
  • flexibilidade de horários;
  • melhor custo/benefício;
  • interatividade;
  • dinamismo;
  • baixo custo de investimento;
  • facilidade de alcance.

Ensino fundamental e médio a distância

Além do superior, é possível encontrar ensino fundamental e médio a distância para jovens e adultos interessados em concluir os estudos, conhecido como EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Essa modalidade é voltada para níveis da educação básica e destinada para quem não concluiu os estudos em escola convencional na idade apropriada. 

O aluno retoma os estudos e conclui em menor tempo, possibilitando qualificação para conseguir melhores oportunidades dentro do mercado profissional. O aluno conclui o ensino por EAD e pode contar com ótimas opções de escolas conceituadas

Você pode acompanhar um pouco mais sobre a importância do crescimento do EAD apresentado nos dados do censo da educação superior, e as grandes oportunidades que ele vem proporcionando também para aqueles que procuram terminar o ensino fundamental e médio.

Gostou deste artigo? Então, conheça um pouco mais sobre a educação de jovens e adultos a distância!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail e turbinar seus estudos!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.