método de estudo pomodoro

Método de estudo Pomodoro: O que é e Como aprender mais rápido com essa técnica (em 5 passos)

A empreendedora Roberta Sales passou anos e anos tentando otimizar o tempo. E só foi encontrar uma solução definitiva quando começou a usar o Método de Estudo Pomodoro. 

Depois de incontáveis pesquisas, de tentativa e erro, de derrotas ao tentar gerir o tempo, e de (secretamente) bater a cabeça na parede algumas vezes, Roberta descobriu que a chave para o ápice da produtividade é um intervalo de 25 minutos e um simples cronômetro. 

Desesperada para melhorar a produtividade, se livrar de distrações, e aproveitar mais o tempo, Roberta finalmente descobriu e se adaptou ao método de estudo Pomodoro

Afinal, ela só precisava de um cronômetro. 

Criado pelo empresário italiano Francesco Cirillo nos anos 80, o método Pomodoro já melhorou a eficiência e a produtividade de 2 milhões de pessoas ao impor um intervalo de 25 minutos para que você possa se livrar de qualquer interrupção.

Neste artigo, você vai descobrir quais são os benefícios dessa técnica e qual a melhor maneira de aplicá-la na hora dos estudos para maximizar o seu aprendizado.

O que é o Método Pomodoro?

o que é o método pomodoro

O nome engraçado da técnica tem a ver com o objeto utilizado pelo italiano Francesco Cirillo quando a inventou. “Pomodoro” significa tomate, em italiano. 

Quando criou o método, Cirillo usou um cronômetro de cozinha em formato de tomate. (Como você provavelmente não tem um desses em casa, vale usar o cronômetro do celular mesmo). 

O italiano fez o dever de casa e descobriu que 25 minutos era o período ideal para aplicar em um fluxo de trabalho sem interrupções. Sendo assim, o intervalo de 25 minutos é um pomodoro.

Se o seu objetivo é dar um gás nos estudos, essa é uma boa tática para evitar que qualquer distração acabe perturbando aquele momento de aprendizado. 

Vale lembrar que o método é rígido: nada de ficar checando as mensagens no celular, olhando pela janela ou atendendo ligações.

Claro que, se a interrupção durante o intervalo de 25 minutos for urgente – se a casa estiver pegando fogo, por exemplo -, você pode fazer uma pausa. 

Mas o ideal é que não faça. 

Pode apagar o fogo, por exemplo, ou atender a uma ligação do chefe. Mas, se for um amigo, explique que está concentrado e que precisa retornar a ligação mais tarde. 

Ah! E tem outra coisa. 

Se você for interrompido, terá de começar tudo de novo. 

Os pomodoros não aceitam intervalos, mesmo que de apenas alguns segundos. Faça uma pausa e recomece o período de 25 minutos.

No seu próprio site, Cirillo afirma que mais de 2 milhões de pessoas já se beneficiaram com o método de estudo Pomodoro – entre elas, bilionários como Bill Gates e Elon Musk. 

E, se eles usam, só pode ser bom, certo?

6 benefícios de usar o Método Pomodoro nos estudos

1. Menos interrupções e distrações

Chega de erros causados por falta de concentração, de releitura, de horas extras e de prazos não cumpridos. Por 25 minutos, você estará totalmente concentrado naquela tarefa.

2. O tempo vira seu aliado

Ao observar melhor a maneira como você funciona, tendo consciência de quanto tempo leva para executar uma tarefa ou ler um texto, você aprende a se organizar melhor e a aperfeiçoar o seu processo de trabalho ou de estudo.

3. Rápidos intervalos melhoram a concentração

Um estudo do professor de Psicologia Alejandro Lleras, da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, explica que rápidos intervalos ajudam você a se manter focado em uma tarefa

Depois de um tempo prestando atenção ao meu assunto, a mente tende a se desligar. Por isso, é melhor adotar esses curtos períodos de descanso (neste caso, entre os pomodoros) e dar um tempo a si mesmo.

4. É saudável

Ficar sentado o dia inteiro estudando ou trabalhando não é saudável para o corpo. Esses intervalos são importantes para que você possa esticar as pernas e se alongar. O cérebro precisa de estímulos e, se você ficar em uma mesma posição o dia inteiro, ele vai se sentir preguiçoso. 

5. É motivacional

Sabe quando você estabelece metas mentais de que só vai sair para fazer algo divertido depois de ler cinco capítulos de um livro? 

A ânsia de chegar logo ao momento prazeroso faz com que a atividade seja feita com mais dedicação e agilidade. 

Essa é a mesma lógica do método de estudo Pomodoro. São só esses 25 minutos, só mais 15 minutos, só mais 5 minutos… 

E, quando vê, já se passaram os 25 minutos, e é hora do intervalo.  

6. É um antídoto gratuito contra o stress e a ansiedade

A lista de tarefas que você fará antes de começar o primeiro pomodoro já mantém o seu plano de estudos organizado. 

Quando o ciclo de duas horas terminar, você vai conseguir mensurar o que foi feito, o que ainda precisa ser feito, e o que demorou muito a ser feito. Essa organização faz com que o stress e a ansiedade dos prazos seja minimizada. 

Como usar o Método Pomodoro? (em 5 passos)

como usar o método pomodoro
  1. Comece fazendo uma lista do que você precisa fazer naquele turno. 
  1. Com o auxílio de um cronômetro, programe o cronômetro para que desperte em 25 minutos. 

Use esses 25 minutos para realmente se focar naquela tarefa, sem nenhuma distração (Não vale espiar o WhatsApp nem o Instagram).

  1. Depois, você faz um novo intervalo, de cinco minutos, para arejar o cérebro – pode tomar uma água, ir ao banheiro, dar uma caminhada pela casa. 
  1. Então, volta e, por mais 25 minutos, foco total na tarefa.

Esse ciclo de 25 minutos deve se repetir quatro vezes – quatro pomodoros, ou seja, 100 minutos de estudo e 15 de descanso.

Aí, você pode aumentar o período de descanso para 15 ou 20 minutos – 30 minutos, no máximo, se estiver se sentindo particularmente cansado. O ciclo deve durar duas horas.

  1. Assim que for terminando as tarefas, risque-as da lista. Pode parecer bobagem, mas isso dá uma sensação boa de dever cumprido. Não sou eu que estou dizendo, é o próprio Francesco Cirillo, ok?

Também é importante anotar todas as vezes que você tiver sido interrompido ou que tiver sentido – e controlado! – o impulso de procrastinar

Assim, vai ser mais fácil de observar quanto tempo você leva para fazer uma tarefa específica e quais são as maneiras mais fáceis de você se distrair.  

5 apps para começar a usar o Método Pomodoro nos estudos

Como nem todo mundo deve ter um temporizador em forma de tomate à mão em casa, listamos alguns aplicativos e sites que podem ser utilizados como cronômetro (além, claro, do cronômetro do celular). 

MarinaraTimer (somente para web)

Esse timer oferece três modos de uso. 

  • O Pomodoro, com o timer programado para 25 minutos de estudo e intervalos de 5 e 15 minutos para descanso;
  • O modo Cozinha, que é um cronômetro simples para contagem regressiva;
  • E o modo Marinara, mais flexível, que permite que você programe quantos minutos quer para cada sessão de estudo e de intervalo de descanso.

Focus Keeper (somente para iOS)

Disponível apenas para iOS, permite a criação de metas específicas e disponibiliza gráficos para medir a produtividade, em intervalos de uma semana ou dos últimos 30 dias. 

Além do timer, o aplicativo oferece a opção de determinar quantas tarefas devem ser executadas naquele dia. 

PomoDone (disponível para Mac, Windows, Linux, Web, iOS e Android)

O diferencial desse aplicativo é que pode ser sincronizado com outros sistemas de gerenciamento de tarefas, como Trello, Asana, JIRA ou Evernote. 

O sistema é o mesmo: estabelecer um timer de 25 minutos para o foco total, e o de 5 minutos para o descanso. 

A vantagem desse aplicativo é que ele elenca as tarefas e faz uma divisão entre pomodoros para que você as execute

Focus To-Do (disponível para Android, iOS, Windows, Mac e Linux)

Além do timer específico para aplicação do Método Pomorodo, o aplicativo oferece a possibilidade de criar listas de tarefas. 

Focus Booster (disponível para Mac e Windows)

Esse aplicativo já programa, automaticamente, intervalos mais longos, de 20 minutos, depois dos quatro pomodoros. 

O aplicativo é bem intuitivo, e é uma ótima ferramenta para estudantes que querem monitorar suas tarefas e o tempo que levam para executá-las. 

Comece a aumentar o seu foco e produtividade nos estudos hoje

Além de organizar melhor sua rotina de estudos, o método de estudo Pomodoro aumenta a produtividade e a eficácia daqueles minutos reservados para suas tarefas. 

Já dá para começar a aperfeiçoar sua concentração hoje, não é mesmo?

Abrace o método Pomodoro e foco nos estudos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail e turbinar seus estudos!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.