liderança eficaz

Liderança eficaz: 12 dicas para ser um líder respeitado e efetivo

Quando os colaboradores confiam em seus líderes e se sentem inspirados por eles, os resultados são potencializados – tanto do ponto de vista pessoal quanto financeiro. Mas como exercer uma liderança eficaz?

Segundo a 17ª edição da pesquisa Carreira dos Sonhos, realizada anualmente pelo Grupo Cia de Talentos na América Latina, apenas 54% dos jovens, 55% da média gestão e 63% da alta liderança confiam nos seus CEOs

Esse dado indica que as empresas devem investir em novos modelos de gestão e capacitar melhor seus líderes, afinal, eles são peças fundamentais para transmitir para as equipes motivação e metas claras que assegurem os resultados almejados.

A seguir, veja o que você pode fazer para se tornar um líder eficaz e respeitado, além das qualidades e habilidades que deve desenvolver.

O que faz de você um líder eficaz?

o que é ser um líder eficaz

Em um estudo da DDI, uma das maiores consultorias globais de liderança, apenas 14% dos CEOs acreditam ter o talento necessário para executar sua função.

Mas também cabe a um líder eficaz gerenciar esse talento. 

Aqui estão 7 maneiras de garantir que você se desenvolva como uma boa liderança.

1. Ser decisivo

Liderança eficaz significa tomar decisões importantes, mesmo que difíceis, de forma ágil. Afinal, ser um bom líder significa não perder tempo, pois a demora pode significar boas oportunidades desperdiçadas. 

Ao enfrentar uma decisão complicada, sem muitas informações, comece determinando o que você está tentando alcançar, pense nas alternativas disponíveis e considere as possíveis consequências de cada uma. 

E uma vez que a decisão for tomada, assuma-a com responsabilidade e comprometa-se com seus resultados.

Ser um líder decisivo e confiante permitirá que você aproveite as oportunidades e conquiste o respeito da sua equipe.

2. Liderar pelo exemplo

Como líder, a melhor maneira de ganhar credibilidade e respeito é dar o exemplo do que você e a empresa esperam dos colaboradores.

Demonstre o comportamento que você deseja que as pessoas sigam. 

Se você exige muito da sua equipe, também deve estar disposto a se dedicar bastante ao trabalho. 

3. Compartilhar sua visão

Ter uma ideia clara de seus objetivos para a equipe e como fazer para chegar lá é fundamental para conduzir a equipe ao sucesso.

Mas não basta apenas você saber disso.

É preciso compartilhar de forma objetiva e transparente com os colaboradores, garantindo que sua equipe entenda como seus esforços individuais contribuirão para alcançar as metas coletivas. 

4. Comunicar efetivamente

Além de compartilhar o que você pensa e o que quer com a equipe, é preciso que isso seja feito de forma efetiva. Se comunicar de forma clara, concisa e diplomática é uma habilidade fundamental para um bom líder.

Comunicação envolve mais do que apenas expressar suas ideias.

Comunicação é uma via de mão dupla, portanto, inclui ouvir atentamente os outros e compartilhar informações valiosas; fazer perguntas inteligentes e responder adequadamente; solicitar sugestões e esclarecer mal-entendidos.

5. Capacitar os outros

Para ter sucesso como líder, você precisará aprender a capacitar seus funcionários.

Para isso, é preciso conhecê-los e observar seu trabalho, identificando pontos fracos que podem ser desenvolvidos e pontos fortes que merecem ainda mais aprimoramento.

Os grandes líderes entendem que, para que as pessoas dêem o melhor de si, devem acreditar que o que estão fazendo é relevante e que elas têm as capacidades necessárias para alcançarem as metas.

6. Reconhecer o sucesso

Além de capacitação, é preciso proporcionar desafios aos seus colaboradores. E no momento em que uma pessoa atingir algum objetivo pessoal ou coletivo, é preciso que ela seja reconhecida por isso.

O reconhecimento frequente e consistente de conquistas é um dos hábitos mais poderosos de líderes inspiradores.

Seja em recompensa financeira ou com um elogio bem feito, além de aumentar a moral daqueles homenageados, também mantém a motivação de todo mundo, porque mais gente vai querer dar o melhor de si.

7. Motivar e inspirar

Para ser um ótimo líder é necessário desenvolver tudo que foi falado até aqui. Mas para ser o melhor líder, é preciso saber motivar e inspirar seus colaboradores. 

Invista tempo nas pessoas que lidera para determinar seus pontos fortes, necessidades e prioridades.

Além de fazê-los se sentirem valorizados, isso ajudará você a entender a melhor maneira de motivá-los. 

Reforce constantemente como seus esforços estão fazendo a diferença e os incentive no desenvolvimento de seu potencial com objetivos e desafios significativos.

Como ser um líder eficaz?

como ser um líder eficaz

Segundo Warren Bennis, conselheiro de quatro importantes presidentes americanos, “liderança é a capacidade de transformar visão em realidade”.

Isso ajuda a explicar que a importância do papel motivacional que um líder tem para sua equipe e, consequentemente, toda a empresa.

Para conseguir exercer esse papel, há 6 qualidades que os líderes devem incorporar. Veja quais são:

1. Autenticidade

Segundo Glenn Llopis, articulista da Forbes e especialista em liderança, é categórico: “Os líderes mais autênticos são os mais memoráveis”.

E o que é ser um líder autêntico?

São os aqueles não fazem jogo de poder.

São transparentes, deixam suas expectativas claras e permitem que os colaboradores exerçam suas individualidades também.

2.  Comunicação

Além de compartilhar metas e resultados com clareza e objetividade, um bom líder deve ter uma boa comunicação, o que inclui saber o ouvir os outros.

Os executivos que se destacam mesmo são aqueles que prestam a atenção nos colaboradores, ouvem críticas e sugestões e dão retorno sobre isso, mesmo que seja para dizer que não foi possível atender.

3. Proximidade 

Para ouvir, é preciso estar próximo.

Não tem nada pior para um colaborador que conversar com seu líder apenas por e-mail.

Além de ser formal demais, perde-se o contato interpessoal, a espontaneidade e o verdadeiro feedback. 

4. Preocupação

Estando próximo, você também pode demonstrar que se preocupa com a equipe.

Pergunte suas opiniões e também se estão bem.

Coloque-se à disposição e deixe claro que podem contar com o seu líder.

Deixar os outros confortáveis e seguros aumentará a motivação.

5. Respeito 

Sem dúvida, é a qualidade mais importante. É o ponto de partida para todas as outras.

Se você respeitar seus colaboradores, saberá se comunicar com eles, estará próximo e preocupado, agindo com verdadeira autenticidade.

Respeitar é reconhecer a individualidade de cada um e permitir que possam se desenvolver como profissionais únicos que são.

Seja o líder que você gostaria de ter

É muita coisa para observar? Talvez. Mas tem uma dica que é infalível: na dúvida, seja o líder que gostaria de ter tido ao longo da sua carreira. 

Quantas vezes você sentiu que o seu talento não foi percebido ou valorizado?

Ou se sentiu distante ou não respeitado pelo seu líder? Muitas vezes, um funcionário só quer saber que seus líderes estão prestando atenção ao seu trabalho e reconhecendo seus esforços.

Compartilhe seu conhecimento e as suas experiências. Seja firme, mas seja gentil. Lidere sem ser carrasco.

Como um artigo da Forbes diz:

“Um líder que arregaça as mangas e se suja de vez em quando criará uma lealdade em seu povo que resultará em objetivos além do que normalmente esperamos”.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail e turbinar seus estudos!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.