quantas horas estudar por dia ead

Cursos EAD: Quantas horas estudar por dia?

O Thiago é advogado e sempre quis fazer uma especialização. Chamado de hiperativo por quem o conhece, pensa que o dia precisaria ter umas 36 horas para que ele pudesse ter tempo de fazer tudo o que gostaria de fazer. 

Aos 32 anos, o rapaz não abre mão do cuidado com o corpo – corre, faz natação e frequenta a academia.

Passa o dia no escritório e, por vezes, o expediente vai muito além das 20h. 

Thiago acredita que não teria como frequentar um curso presencial – chegaria atrasado muitas vezes e nem sempre teria pique para enfrentar uma sala de aula. 

Thiago decidiu, então, procurar um curso EAD – a tão falada educação a distância.

Não sabia exatamente como funcionavam e, no íntimo, tinha um certo preconceito:

“Será que um curso EAD teria a mesma qualidade de um curso presencial?’

Assim que o advogado buscou mais informações sobre o assunto, ficou encantado.

Poderia manter a rotina puxada de sempre, fazer as aulas a qualquer momento, quando estivesse descansado, e definir sozinho quantas horas estudar por dia.

Não pensou duas vezes e se matriculou na especialização que tanto desejava cursar. 

Esse artigo vai mostrar como ele fez para se organizar. Confira!

Como organizar uma rotina de estudos com Cursos EAD

Embora possa parecer, à primeira vista, uma moleza, os cursos EAD requerem disciplina, sejam eles EJA, graduação ou profissionalizantes.

Como não existe o compromisso com horários e dias específicos, o aluno precisa criar uma rotina sozinho e estipular uma quantidade de horas para estudar por dia.

Escolha um período específico para fazer as tarefas.

Cursos mais densos costumam ter aulas longas por vídeo, que precisam ser assistidas com atenção. O ideal é concentrar-se naquilo que está fazendo para não ter que assistir novamente e, assim, evitar a perda de tempo. 

Separe esse tempo para se dedicar exclusivamente às tarefas.

Evite fazer outras coisas junto – como deixar a televisão ligada ou deixar a aula rodando enquanto cozinha. 

Lembre-se que, apesar de ser a distância, é um curso como outro qualquer e, em sala de aula, o professor não permitiria que você estivesse completamente desfocado, certo?

Quantas horas estudar por dia em Cursos EAD?

O tempo dedicado aos estudos é relativo. Depende do curso, do ritmo do próprio aluno, da dificuldade e complexidade das tarefas – ou seja, não há uma fórmula certa.

Recomenda-se, no entanto, que o aluno reserve de quatro a cinco horas por semana para essa rotina de estudos.

Esse costuma ser o período mínimo necessário para compreender o conteúdo, resolver exercícios e solucionar dúvidas que possam surgir durante o estudo. 

Sendo assim, o aluno deve dedicar pelo menos 1 hora e meia diárias aos estudos. Vale ressaltar novamente que cada estudante tem um ritmo próprio – alguns podem precisar de uma hora, e outros, de duas.

Se achar que é muito tempo, compare essa rotina com a de um aluno que frequenta a aula presencialmente. A pessoa precisa se deslocar até a instituição de ensino, algo que, em cidades grandes, pode tomar até mais de uma hora. 

Depois, ainda enfrenta uma carga horária que pode variar de duas à quatro horas. Você não vai querer obter um certificado estudando 15 minutos por dia, né?

7 dicas para fazer o seu Curso EAD valer a pena

Como já foi dito, o ensino a distância pode parecer mais fácil, mas não é. O comprometimento do aluno é muito maior, e não há professor para repreender, nem colegas para ajudar nas tarefas. 

Para fazer com o que o investimento valha a pena – normalmente, o custo é menor do que um curso presencial, mas, ainda assim, é um gasto -, listamos algumas dicas. 

1) Não procrastine

Sabe aquela preguiça, aquela bobeira que bate e faz com que a gente vá deixando tudo para depois?

Pois não dê ouvidos a ela. Separe um tempo no seu dia para se dedicar aos estudos. 

Se você sabe que se distrai facilmente, evite manter o celular por perto, ouvir música ou deixar a televisão ligada.

Leia também: Como acabar com a procrastinação

2) Não economize com internet 

Uma boa conexão com a internet é fundamental para o bom desenrolar das aulas de um curso EAD.

Afinal, ninguém tem paciência para ver um vídeo que fica travando a cada minuto. 

Confira se a sua conexão está em boas condições e, caso não esteja, entre em contato com a sua operadora para ajustá-la.

3) Esteja preparado(a) para o curso

Engane-se quem pensa que, para fazer um curso EAD, basta a internet e o computador. Procure se informar a respeito de programas, softwares ou outras ferramentas necessárias às aulas antes que elas ocorram. 

Lembre-se que as aulas estão tomando tempo da sua rotina e evite desperdiçá-lo com esses entraves. 

4) Não subestime o curso

Essa ideia de que o curso EAD é mais fraco ou menos completo que um curso presencial é ultrapassada. O nível de exigência é o mesmo. E, pela ausência de professores, a disciplina individual de cada aluno precisa ser ainda maior. 

Não se esqueça que, no ensino a distância, também há prazos a serem cumpridos, notas a serem alcançadas e presença mínima requerida.    

5) Escolha um local apropriado

Não leve o computador para a cama ou para o sofá. Prepare um local específico da casa que será transformado em uma sala de aula improvisada. 

Para aquelas pessoas que passam muito tempo fora do lar e aproveitam esses períodos para estudar em restaurantes ou lancherias, recomenda-se a escolha das menos movimentadas e menos barulhentas. 

6) Verifique se o curso é credenciado

Como, hoje, os cursos EAD oferecem a mesma qualificação de um curso presencial, é preciso verificar se o curso no qual você está interessado é credenciado pelo Ministério da Educação e Cultura. 

Caso contrário, seu diploma pode não ser reconhecido. Isso é importante especialmente se você estiver cursando uma graduação – sem um diploma válido, você pode não estar apto a atuar na profissão que escolheu.

7) Organize-se 

Não confie apenas na sua memória. Temos muitas obrigações e responsabilidades, e é fácil se perder nas datas. Tenha uma agenda com os prazos e tarefas a serem cumpridas ou programe lembretes no seu celular. 

Para os mais práticos, até uma listinha em um papel avulso está valendo! O que não pode ocorrer é perder prazos ou datas importantes. 

Nunca foi tão fácil estudar a distância

Os cursos EAD são bastante vantajosos, principalmente para aquelas pessoas que têm uma rotina corrida. 

Com menos custos, economia de tempo que seria perdido em deslocamento e a possibilidade de estudar de pijama, a modalidade veio para ficar. São raras as universidades que não ainda não ofertam cursos EAD.

Informe-se sobre a universidade e sobre o curso no qual tem interesse. Organize-se de modo a aproveitar o tempo reservado aos estudos, lembrando de definir previamente quantas horas irá estudar por dia. Respeite seu tempo e tenho um planejamento. 

O ensino a distância é uma das melhores facilidades propiciadas pela tecnologia. Aproveite para desfrutar desse mundo de aulas em casa, sem deslocamento e no horário que você preferir. 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail e turbinar seus estudos!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.