manutenção de computadores

Manutenção de computadores: Como ganhar dinheiro arrumando notebooks e computadores

Você entende tudo (ou quase tudo) e gosta de lidar com computador, notebook, hardware e softwares?

Saiba que fazer a manutenção de computadores é uma grande oportunidade profissional e de ganhar dinheiro.

Sempre tem gente querendo formatar um PC, seja por vírus ou excesso de uso, ou ficando empenhado por algum “bug” inesperado.

Com as restrições impostas pela pandemia, mais gente está trabalhando em casa com seus próprios equipamentos, muitas vezes, sem assistência das empresas, aumentando a demanda por ajuda.

Se você tem dúvidas quanto a investir nessa profissão, listamos 6 vantagens de trabalhar com manutenção de computadores, detalhamos as atividades realizadas por quem trabalha com isso e como você pode aprender mais para começar a atuar na área.

6 vantagens de trabalhar com manutenção de computadores

Sistemas operacionais, softwares, hardwares e aplicativos que usamos estão em constante evolução. Por outro lado, o nosso computador, geralmente, permanece o mesmo e, com o tempo, precisa de manutenção.

Por isso, sempre será necessária a ajuda de técnicos nessa área. A seguir, veja algumas das vantagens para atuar na manutenção de computadores:

  1. O investimento inicial é baixo se comparado a outros negócios, sendo uma ótima opção para quem está buscando o primeiro emprego, está desempregado ou mesmo querendo uma renda extra;
  2. O profissional poderá trabalhar de casa – em época de pandemia, essa é uma vantagem maior ainda! -, poupando recursos como internet e energia elétrica de mais um espaço, sem falar no aluguel de um escritório;
  3. Não há exigência de graduação, sendo que há diversos bons cursos profissionalizantes bem acessíveis para fazer online, sem sair de casa;
  4. A remuneração média é boa. Conforme o site Salário.com, um técnico de manutenção de computador ganha, em média, R$ 2.161,63 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais;
  5. O teto salarial é melhor ainda, de R$ 4.523,17, para profissionais com carteira assinada em regime CLT de todo o Brasil;
  6. Mas a remuneração pode ser muito melhor se o trabalho for realizado de forma autônoma, além disso, há outras vantagens, como flexibilidade de carga horária e trabalho a distância (por acesso remoto) dependendo do caso.

Atividades realizadas por quem trabalha com manutenção de computadores

Há uma gama grande de atividades que um profissional de manutenção de PCs pode atuar.

Ele pode saber um pouco de cada ou se especializar em alguma delas, dependendo do que busca e do mercado que pretende atingir.

A seguir, veja algumas das principais áreas de atuação:

  • Formatação de equipamentos

Mais popular entre os serviços dos técnicos, a formatação de computadores é uma das atividades fundamentais de quem atua nesta área.

O profissional terá de se preocupar em realizar um backup, instalar e configurar corretamente o sistema operacional de maneira a proporcionar o resultado esperado pelo cliente.

  • Manutenção de hardware

É preciso conhecer as características de cada tipo de equipamento, marca e modelo ou se especializar em algum específico, caso dos técnicos autorizados de cada marca.

O serviço consiste em realizar upgrades de hardware, substituir peças e indicar melhorias ao cliente. Além disso, poderá ter lucro extra com a venda das peças se tiver bons fornecedores.

  • Remoção de vírus

Um dos grandes problemas que volta e meia gera dor de cabeça aos usuários é vírus ou malware.

Até os mais experientes estão suscetíveis.

Nessas horas, para não perder arquivos ou mesmo sofrer fraude o trabalho de um técnico competente é fundamental. Isto é, sem precisar formatar o computador e gerar o menor impacto possível ao seu cliente.

  • Limpeza e otimização

Antes que um vírus invada o computador ou que o excesso de uso de um equipamento torne-o lento, a manutenção preventiva é a melhor opção.

O técnico especializado sabe como efetuar a limpeza e a otimização do software, mostrando para seu cliente que seu PC ficará muito melhor, mais rápido e confiável após o serviço.

  • Contratos de manutenção

A maioria dos técnicos desconhecem essa possibilidade, mas é uma boa oportunidade de ganhar dinheiro.

Empresas ou usuários que não querem “se incomodar” com seus computadores pagam para que alguém (o profissional da manutenção) cuide deste assunto. 

O contrato pode ser firmado por período e um valor pré-determinado, com as especificidades que o cliente quer, como uma verificação semanal ou mensal, ou otimizações periódicas, etc. 

  • Consultoria para empresas

Um pouco mais complexa, essa atividade exige que o técnico tenha um conhecimento mais aprofundado.

Como consultor, deve sugerir mudanças e melhorias no que diz respeito aos computadores, softwares, hardwares e outras soluções, que tornem mais eficiente  o trabalho dos funcionários de uma empresa.

Ferramentas utilizadas na manutenção de computadores

Um técnico de manutenção de computadores irá se utilizar, além de muito conhecimento teórico e experiência, terá de ter consigo diversas ferramentas e softwares para realizar suas atividades.

O que deve não pode faltar na sua “maleta” de trabalho é:

  • Chaves de fenda de vários tipos
  • Pinças e pegadores
  • Parafusos e peças diversos
  • Tesouras, alicates e estiletes 
  • Pincéis e escovas para limpar o equipamento
  • Pulseira Anti-estática
  • Multímetro digital
  • Aparelho para pequenas soldas com estanho
  • Pistola de cola quente
  • Alicates para cabos de rede
  • Álcool isopropílico e produto para limpar componentes eletrônicos
  • Pasta térmica para dissipação de calor do processador
  • Baterias para placas-mãe
  • Abraçadeiras plásticas
  • HDs externo e pen drive para armazenar softwares e realizar os backups dos clientes
  • A maleta propriamente dita, ou seja, uma caixa de ferramentas para guardar tudo isso.

Como aprender a fazer manutenção de computadores?

A prática ensina muito quem atua neste ramo. No entanto, há dois perigos para quem escolhe ser autodidata: errar muito até aprender ou então ficar desatualizado.

Por isso, a melhor opção é o curso profissionalizante. Hoje em dia, com as opções a distância (EAD), é possível aprender de onde estiver e por um preço bem mais acessível do que as tradicionais.

A Escola Conquistadora oferece um curso profissionalizante específico para manutenção de computadores, que ensina todos os componentes presentes em computadores e seu funcionamento, auxiliando a diagnosticar problemas em todos os tipos de equipamentos.

Além disso, o curso oferece noções de montagem de computadores e notebooks, como fazer a substituição de peças, testes, formação, backups, entre outras habilidades de acordo com os hardwares e softwares mais atualizados do mercado.

Sem falar que se você quiser conquistar clientes de alto padrão e conseguir bons contratos com empresas, ter um certificado em mãos te dará grandes vantagens frente a outros aventureiros que existem no mercado.

Manutenção de computadores: uma excelente forma de ganhar dinheiro

Voltando à pergunta lá do início do texto, se você entende tudo (ou quase tudo) e gosta de lidar com computador, notebook, hardware e softwares, está esperando o que para investir na profissão de manutenção de computadores?

Você já viu todas as vantagens e sabe como se preparar para atuar de forma independente, como funcionário ou por meio de contrato – e sabe que a área paga bem para quem estiver bem preparado e oferecer bons serviços.

Entre em contato com a nossa equipe da Escola Conquistadora e tire todas as suas dúvidas sobre como fazer o curso de Manutenção de Computadores a distância.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail e turbinar seus estudos!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.